terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Febre e as Inflamações


A Febre


De um modo geral, a febre surge quando o organismo está sujeito a uma infecção. Os glóbulos brancos, que se encarregam da luta contra os micróbios, libertam uma espécie de proteínas dominantes “pirogénicas”, que agem sobre o centro de regulação térmica do organismo. A elevação da temperatura, é acompanhada por sensações de frio, sede, transpiração e por vezes arrepios. Este fenómeno impede a multiplicação de alguns micróbios, constituindo deste modo um mecanismo de defesa natural do organismo. A sua eficácia é contudo relativa, dado que muitos micróbios continuam a multiplicar-se, e muitos acessos de febre não têm uma origem infecciosa.

Para encontrar as causas de uma febre, é necessário estudar-se os sintomas a ela associados: nariz a pingar, tosse, perturbações digestivas. Pode não ser necessário tratar uma febre moderada – por vezes é suficiente beber água e repousar; o paciente deve ser, contudo, mantido sobre vigilância, pois uma temperatura muito alta pode ser nociva para o organismo, sobretudo no caso de bebés ou crianças, que podem sofrer uma desidratação ou convulsões.








A Inflamação



A inflamação, outro mecanismo de defesa do organismo, constitui, do mesmo modo, um sintoma significativo para a avaliação da natureza ou da gravidade de uma lesão. Trata-se de uma reacção localizada, que surge na sequência de uma agressão (ferida, infecção, queimadura, irradiação...). A lesão facilita a entrada de agentes estranhos ao organismo – micróbios, impurezas ou moléculas tóxicas – para os tecidos corporais e gera uma reacção inflamatória dolorosa, assinalada por vermelhidão, inflamação e inchaço (tumefacção). Estes sintomas podem manifestar-se ao nível da pele, dos tendões, dos músculos, das articulações, do sistema cardiovascular, etc. Teoricamente, a inflamação contribui para a limpeza dos tecidos lesados, mas pode também estar na origem da sua destruição (danos dos ossos ou das cartilagens).



Como já foi concluído anteriormente, a febre e as inflamações não são doenças, mas sim mecanismos de defesa naturais. É mais importante conhecer as suas causas do que tratar os seus sintomas.
Da próxima vez que fores ao médico, lembra-te que uma febre ou uma inflamação podem ser um aviso sobre algo pior que pode estar a chegar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Free Counter
Discount Code